top of page

13 inspirações para um trabalho que regenera a vida na Terra




São inúmeros os movimentos que estão comprometidos a regenerar a vida na Terra.


Não me atrevo a listar todos, até porque esse texto demoraria dias para ser lido (ainda bem!), mas listo aqui alguns dos muitos que me apoiaram na minha jornada.


Pra cada um desses temas, há uma infinidade de links interessantes. Inseri links de iniciativas, movimentos e investigações que me ajudaram no meu processo. Não são só esses, mas são os que estão mais vivos para mim hoje.


É só clicar em cima da palavra pra começar a desbravar:

FORMAS DE VIVER:

- woofing (trabalho voluntário em fazendas orgânicas pelo mundo) e ecovilas- experienciar viver dessa maneira ampliou imensamente minha perspectiva de possibilidades de vida.

- permacultura - me ajudou a clarear possibilidades sobre como cuidar das pessoas, cuidar da Terra e cuidar do futuro (o meu individual e o nosso, comunitário)

- agrofloresta - um grande "aha!" sobre como podemos aprender com os princípios da natureza para desenharmos sistemas abundantes ( não só de produção de alimento, como também de processos de criação de vida e carreira)


- desescolarização - difícil pra mim resumir o que é a desescolarização, pois é algo muito mais profundo do que simplesmente reconhecer que o aprendizado não se dá só na escola. Posso dizer como essa maneira de ver o mundo vem me impactando: sobre deixar de lado as garantias, dar valor aos aprendizados presentes diariamente, me responsabilizar pelos acontecimentos da minha vida, borrar as fronteiras entre quem sou e o que faço


- ecologia profunda - abriu meus olhos para algo que meu coração já sabia ser verdade: nós somos a natureza, nós estamos interconectados a natureza externa a nós e nós humanos não somos superiores às outras espécies. Todos os seres são sagrados, independentemente do serviço que oferecem ao humano.


NEGÓCIOS:

- empreendedorismo social - como criar empresas que não escolhem entre ganhar dinheiro e ter impacto. Escolhem os dois. (o vídeo do Gui, abaixo, fala sobre isso)

- Sistema B - movimento global de pessoas que usam a força dos negócios para criar uma nova economia focada no bem estar das pessoas e da natureza (o vídeo do Gui, abaixo, fala sobre isso)


- Se o tema negócios te interessa, nesse vídeo AQUI, Guilherme Lito (a.k.a. meu maridão muso) compartilha suas investigações e referências de anos de pesquisa sobre empresas com fins não só lucrativos, ou negócios com propósito). Tá muito rico esse vídeo!!!



AUTOCONHECIMENTO e ESPIRITUALIDADE

- Comunicação Não-Violenta - um caminho profundo de ampliar a capacidade de escutar a si mesmo, ao outro e aos sistemas.

- Pathwork® - o caminho mais transformador que já experimentei. Autoconhecimento e transformação pessoal por meio de conceitos e orientações sobre como remover os obstáculos que separam os seres humanos uns dos outros, da sua criatividade e energia vital, além de aumentar a intimidade dos relacionamentos, abrindo mão de tudo que nos limita.

- Sagrado Feminino - para mim, um caminho de reconexão a mulher selvagem, intuitiva, vulnerável e sábia que sou, além de uma das redes de apoio mais potentes que vivo. Recomendo acompanhar as irmãs Bebel Clark, Nathalia Limaverde, Bruna Savaget e Morena Cardoso.

EDUCAÇÃO - Gaia Education - um curso que é um grande compêndio sobre como nossas vidas podem ser mais sustentáveis nos âmbitos econômico, social, ambiental e cultural

- Escola Schumacher Brasil - oferecem cursos, encontros, programas e certificados promovendo experiências de educação transformadora para uma vida sustentável. Elementos importantes desta educação incluem uma visão de mundo ecológica e interconectada, aprendizado integral, prática reflexiva e vida comunitária.


Gostou? Comenta aqui o que mais te inspirou e compartilha com um amigue que poderia se inspirar também!!!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page