top of page

Falar e não fazer



Quantas vezes falamos que queremos fazer algo e ficamos só no querer?

“Quero me engajar mais politicamente.”

“Quero um trabalho com mais sentido.”

“Quero me mudar.”


Ficamos só na palavra, o que faz com que a energia contida nesse querer se dissipe. Perdemos legitimidade não só com os outros, mas conosco e com a Vida também.


A gente, no fundo, sabe que está falando algo e não está efetivamente fazendo nada para manifestar essa realidade. Passamos a confiar menos em nossas próprias palavras e vamos nos afundando na ideia de que uma vida bonita só é possível no mundo dos sonhos palavreados, e não na realidade encarnada. Investimos cada vez mais energia nas ideias, vivemos lindas realidades em nossa imaginação, com pouco — ou nenhum — lastro de realidade na matéria.


Nossa energia de manifestação acaba sendo cada vez mais dragada para o campo do sonho e, como não investimos em ações propositivas de realização, nossa crença de que não somos capazes de viver realidades bonitas aumenta. Ou a crença de que o mundo não está preparado para isso, ou que ainda falta esse ou aquele recurso, ou que ainda não está na hora, os astros ainda não estão alinhados, ainda falta esse ou aquele curso, ainda preciso juntar mais dinheiro, meu chefe está numa fase ruim para minha demissão…


Tudo isso pode ser em parte realidade, mas podem também ser ótimas desculpas para você não se comprometer com o que deseja viver. Perceba, não estou falando sobre sair agindo sem cautela, atropelando o tempo das coisas. Estou sugerindo que existe HOJE algo que você pode fazer para se comprometer com essa realidade que sonha. Existe HOJE algo que você pode fazer para alinhar seu discurso a sua ação. Pode ser algo pequenino ou grandioso. O que importa é a coerência entre sentir, pensar, falar e agir.


Ao fazer isso, você reúne energia, condensa sua força em uma direção, aumenta o compromisso com o que faz sentido pra você. E a Vida (ou o Universo, Deus, Deusa, o acaso, como você quiser chamar) responde a isso. Quando você dá passos reais em direção ao que deseja, está passando uma mensagem pra vida: “realmente quero isso e estou disponível para pagar o preço dessa escolha.”


Você e a Vida são um só, Deus se movimenta através de você. Encarnemos então essa encumbencia de sermos Deus em movimento e nos comprometamos com nossos desejos mais reais e profundos.


Na minha experiência empírica, quando eu me comprometo na ação com meus sonhos que estão a favor da vida e do amor, a Vida se move junto comigo, pois estou efetivamente reunindo energia em torno de algo. É como se a Vida falasse: “ah! Ela quer mesmo isso, está comprometida, está amadurecendo, está criando a estrutura interna e externa para viver de um jeito alinhado à quem ela realmente é! Vamos unir forças! Vamos abrir caminhos juntxs pra isso acontecer.”


E aí os caminhos vão abrindo.


Para isso é necessário compromisso, ação, sair do mundo da imaginação e encarnar seus sonhos.


O que você pode fazer hoje para se comprometer com o que imagina ser uma vida bonita?


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page