top of page

Transição profissional ou planetária?




A cada dia mais pessoas sentem que precisam mudar seus trabalhos para se sentirem inteiras. A cada dia mais pessoas empreendem o ato corajoso de se colocar em transição profissional.


Para mim, esse movimento é parte de uma transição maior: a planetária.


A maneira como muitos lidam com o trabalho é similar a como lidamos, como sociedade, com o planeta.

Colocamos nossa energia em ação para gerar renda. Olhamos para a natureza como uma forma de gerar renda.


Exploração de recursos.


Nós somos a natureza. E estamos explorando nossos próprios recursos - talentos, tempo, energia, força, inteligência - para alimentar um sistema pouco cuidadoso com a Vida dentro e fora de nós. Com a natureza interna e externa.


Você não é um recurso a ser explorado. Um recurso humano.


Assim como água, solo, ar, minerais e tantos outros elementos não são recursos naturais.


A natureza externa e interna a nós não é um recurso. Não são exclusivamente elementos úteis para serem utilizados em prol do crescimento econômico. São muito mais do que isso. São elementos integrantes de Gaia, um sistema fisiológico único, uma entidade viva.


Se você está sentindo o chamado de ampliar o senso de propósito em seu trabalho e sentir que sua ação cria um mundo mais humano, cuidadoso e harmônico  é sinal de que está em conexão com (sua) natureza. O chamado é da Terra, de Gaia: reconheçamos nossa interdependência a esse sistema vivo que nos acolhe e provê.


Segundo a Teoria de Gaia, criada pelo cientista e ambientalista inglês James Lovelock, com apoio estudos da bióloga Lynn Margulis, o equilíbrio desse sistema Terra  depende da interação saudável dos elementos aqui presentes, de forma a sustentar a vida. Tudo está interligado. Como no metabolismo de um organismo vivo, cada parte influencia e depende de outras partes e perturbar uma das partes da vida pode afetar o todo.


Criar um trabalho com propósito é não só amar o que faz e ser remunerado por isso. É, principalmente, se colocar a serviço de trazer harmonia para esse sistema vivo, Gaia, do qual interdependemos.  É ter em seu trabalho ferramenta de regeneração da vida na Terra.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page