top of page

Transições, processos de nascimento e morte




As transições são estreitas e desconfortáveis. Ainda que sem segurança do que nos espera, algo em nós anuncia que é chegada a hora de seguir.


A primeira transição é o nascimento. Um instinto nos diz que é hora, e, mesmo sem ter nenhuma garantia de que chegaremos bem do lado de lá e sem conhecer o que nos espera, confiamos nessa força e vamos. Um canal estreito e desconfortável nos dá passagem.


Encaramos a morte de um mundo para adentrarmos outro.


Largar mão das garantias para transicionar.


Confiar no processo evolutivo para transicionar.


O nascimento é um grande rito de passagem, como toda transição. Como nem toda transição, é celebrado. Celebrar e ritualizar transições traz leveza, alegria e beleza para esses momentos de estreiteza. Sem marcar ritos de passagem, fica difícil demais escolher transicionar. Ritualizamos nascimentos, mortes, casamentos, mudanças de casa. Deixamos de celebrar menarcas - a primeira menstruação, a transição do menino que vira homem, separações, escolhas profissionais, projetos que deixam de existir, pedidos de demissão.  


Todo rito de passagem é um processo de vida-morte-vida. Algo há de morrer para nos permitirmos transicionar. E algo nasce quando o fazemos.


Precisamos reconhecer a vida presente nas transições. Para escolher passar pela passagem estreita da transição com alegria de cruzar a fronteira do conhecido, é necessário ritualizar.


O Transborda é um rito. É se despedir da margem que está ficando para trás e dar as boas vindas para o que desponta no horizonte. É reconhecer a força e a beleza de escolher atravessar. É receber apoio de quem está passando por canais estreitos. É dar as mãos para, mesmo sem garantias no porvir, fazer dessa travessia um ato de cuidado e auto-amor. É reconhecer que a transição individual é uma parte da transição planetária pela qual estamos passando e se responsabilizar por chegarmos juntos a uma outra margem mais segura.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page